A correção dentária para crianças é um assunto muito delicado para os pais, já que o tratamento exige um esforço de adaptação da criança ao aparelho. Porém, hoje em dia existe uma alternativa para que o tratamento seja mais fácil, confortável e rápido, os aparelhos Invisalign First.
A ortodontia com alinhadores também é conhecida como ortodontia invisível ou ortodontia plástica por se tratar de um aparelho tão discreto que ninguém se apercebe que as crianças estão a usar aparelho dentário.
Este tratamento utiliza alinhadores dentários que são placas muito finas de 0,7 milímetros de espessura de material transparente.
Com este aparelho não há razão para medos, nem dos pais nem das crianças.
As suas vantagens são inúmeras, mas para mim a mais importante é que não existem urgências dentárias. As crianças podem comer de tudo, praticar exercício fisico, tocar instrumentos musicais sem nenhuma restrição ou dificuldade. O aparelho que está na boca do seu filho nunca o irá magoar ou criar alguma ferida ao contrário dos aparelhos tradicionais.
Nunca será incomodado durante o seu dia de trabalho com uma chamada do seu filho por causa do aparelho dentário.
Finalmente temos uma ortodontia que se adapta às crianças e não o contrário.
O seu filho não terá nenhuma alteração na fala durante o uso do aparelho dentário nem terá de alterar nenhuma atividade escolar ou desportiva por ser tão cómodo, confortável e discreto.
Uma criança feliz é o ponto de partida para uma ortodontia de excelência!
Por tudo isto, considero o Invisalign First o aparelho mais confortável para os mais pequenos. Todas as crianças entre os 6 e 10 anos de idade podem começar os seus tratamentos interceptivos ou tratamentos de primeira fase com este aparelho.
Como é o tratamento com Invisalign First?
O tratamento é composto por várias etapas de tratamento e para cada etapa existe um alinhador dentário transparente. Cada etapa tem a duração de 7 dias.
A cada 7 dias, a criança vai trocando de alinhador transparente até completar o seu tratamento.
Este tratamento é tão previsível e preciso que os alinhadores são todos fabricados desde a primeira etapa até ao final antes do primeiro dia de tratamento.
Corrigir os problemas dentários ainda na infância
Pode parecer estranho a necessidade de aparelho em idades tão precoces mas a verdade é que a natureza é muito sábia e os dentes de leite cumprem funções fundamentais para o correto desenvolvimento da criança.
Com a dentição de leite as crianças aprendem a comer corretamente e durante a mastigação desenvolvem os ossos do palato e da mandíbula.
Sabia que toda a estrutura da cara do seu filho é desenvolvida através da mastigação, da fala e da deglutição?
Os dentes de leite “guardam” o espaço para os dentes permanentes, por isso caso um dente de leite seja perdido antes do tempo, o espaço será perdido e o dente permanente ficará bloqueado não conseguindo erupcionar na boca.
Os dentes de leite não caem todos aos 6 anos!
O primeiro dente de leite cai aos 6 anos mas os restantes vão cair até aos 12 anos. Por isso temos uma janela de tempo grande que necessita ser observada e tratada com muita atenção de forma a prevenir e interceptar qualquer desvio durante o crescimento da criança.
Aos 6 anos de idade os dentes definitivos começam a nascer e nesse período é possível fazer grande parte das correções no sorriso de forma simples com os alinhadores Invisalign First.
Os problemas dentários mais comuns nesta fase são a falta de crescimento da mandíbula (algumas crianças têm o queixo muito recuado o que caracteriza uma falta de crescimento mandibular), falta de espaço para os dentes definitivos, apinhamento dentário, mordida aberta, morada cruzada, entre outros…
Como é o tratamento com Invisalign First?
O tratamento é composto por várias etapas de tratamento e para cada etapa existe um alinhador dentário transparente. Cada etapa tem a duração de 7 dias.
A cada 7 dias, a criança vai trocando de alinhador transparente até completar o seu tratamento.
Este tratamento é tão previsível e preciso que os alinhadores são todos fabricados desde a primeira etapa até ao final antes do primeiro dia de tratamento.
O aparelho Invisalign é doloroso?
Algumas crianças notam um pequeno desconforto temporário durante os primeiros dias do inicio de cada nova etapa do tratamento ao colocar o alinhador novo. Este é o sinal que os alinhadores estão a funcionar bem, movimentando os dentes gradualmente e ajudando a alcançar o resultado final. Este desconforto é considerado normal e desaparece em apenas alguns dias.
Scanner intra oral iTero, o adeus aos moldes para os aparelhos…
Até agora, a única forma de reproduzir os modelos dos pacientes era através de um silicone, uma pasta que era colocada na boca e tinha que esperar uns minutos até endurecer. Por vezes, o modelo não ficava perfeito à primeira e muitas vezes tinha de ser repetido.
Sabemos que este processo de duplicação -moldagem- dos dentes da criança sempre foi um problema para as crianças, pais e odontopediatras.
Além de muita reclamação, nauseas e vómitos, ela era mesmo obrigatória para a confecção dos aparelhos dentários.
Com a chegada de uma nova tecnologia de imagem virtual, com o scanner intra oral podemos obter a forma dos arcos e dentes de forma muito rápida e tranquila, por ser um processo mais limpo e ecológico.
Todo o processo é de maior precisão para a realização dos alinhadores transparentes e portanto de maior eficácia para o tratamento.
Em tempo real, consegue ver durante a consulta dentária a imagem virtual 3D dos dentes da criança. Desde esse primeiro momento a familia partilha com todo o detalhe a imagem dos dentes do seu filho no ecrã do scanner e entende qual o problema que necessita ser corrigido.
No fundo, o segredo está em criar hábitos alimentares saudáveis e conscientes, sendo que, se toda a família partilhar os mesmos hábitos, mais fácil será para o seu filho torná-los seus e mantê-los ao longo da vida.
É fundamental visitar o Odontopediatra, assim que nasça o primeiro dentinho na boca do seu filho.
Artigo escrito pela Dra. Soraia Oliveira – Médica dentista com prática clínica em ortodontia e
odontopediatria, Certificação Invisalign e Certificação Myobrace.
Artigo publicado na Revista De Mãe para Mãe
0 Comments